Hoje em dia, ouvimos falar com muita frequência em conexão 5G, computação na nuvem, internet das coisas etecnologias que mudam cada vez mais nossa realidade. Uma das novidades que surgiram em termos de tecnologia aindano fim de 2021, impulsionada pela pandemia, foi a introdução, especialmente por parte da Meta (Facebook), aoMetaverso.
Este termo refere-se a um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”,“realidade aumentada” e “internet”, basicamente uma vida virtual nos padrões do mundo real.
Como isso se aplica no setor automotivo?
No setor automotivo e da mobilidade já é possível ver sinais da aplicação de inovações através da plataforma,principalmente nas concessionárias, para auxílio às vendas, e dentro das fábricas, no desenvolvimento de novosprodutos.
Aqui no Brasil uma das primeiras experiências realizadas pensando no conceito do Metaverso foi feita pela BMW, com o lançamento do SUV elétrico o iX. Nessa ação foi possível realizar um test-drive durante a apresentação do veículo, com direito a showroom virtual preparado pela marca. Em vez de entrar no carro e sair dirigindo, ou de fazer um simulador como os dos vídeos mais realistas, a pessoa colocava os óculos de realidade virtual e se via “projetada” para um ambiente gameficado tridimensional, onde podia dirigir o carro.
Já a GM utilizou o Metaverso de uma outra forma. A marca americana aproveitou um evento de moda realizado no mundo virtual para apresentar aos espectadores seus novos possíveis conceitos de carros elétricos.
Esses são apenas alguns exemplos do que as marcas buscam: conversar com seu próximo público. Falar de carroselétricos e projetos de mobilidades com as atuais gerações que já dirigem também é importante, mas o foco agora écomeçar a cooptar os próximos passageiros – garantindo que as novas gerações hiperconectadas encontrarão nometaverso uma opção à altura. Ou seja, trata-se de posicionamento de marca.
De olho no futuro:
Fora a questão da exploração da tecnologia em novos projetos comerciais, existe também a questão cultural no entornodessas tecnologias, já que o mercado precisa acompanhar a evolução das soluções e, portanto, do comportamento doconsumidor.
A aplicação da realidade virtual, mais do que melhorar os processos das empresas, tem o papel de inserir oconsumidor em um novo cenário, no qual ele poderá ter uma experiência muito mais ampla do que aquela queele vive apenas no mundo offline.
A Impel Brasil tem o objetivo de manter você sempre atualizado sobre as tendências que podem ser aplicadas e influenciam o setor automotivo. Acesse o nosso site e confira as soluções que podem impactar seu negócio!