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Impel adquire plataforma de engajamento de clientes automotivos Outsell
em negócio de mais de US$ 100 milhões, expandindo para 8.000 concessionárias, 51 países. |  Saiba Mais

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Qual a importância do acompanhamento pós-venda dos veículos?

Sabemos que um dos maiores desejos de qualquer empresa é conseguir novos clientes ou efetuar novas vendas, e que por isso, o foco das estratégias é sempre direcionado para contribuir com essa aquisição. Mas você já parou para pensar no universo do pós-venda?
Acompanhar o cliente em todos os momentos depois da efetivação da compra, garantindo satisfação em cada parte do processo reforça o relacionamento entre a concessionária e o consumidor, ao mesmo tempo que fideliza o cliente e abre portas para que ele retorne em momentos futuros e até mesmo indique a sua empresa para outras pessoas.
 
Por que é importante investir em pós-venda?
 
Já vimos que manter os clientes por perto com estratégias de pós-venda é uma ação que traz inúmeros benefícios. Mas para além do óbvio, que é garantir que o seu cliente continue satisfeito com o seu serviço depois da aquisição, você tem a oportunidade de fidelizá-lo e torná-lo um advogado da sua marca, o que vai fazer com que ele defenda e recomende a sua empresa.
 
De acordo com a pesquisa da Mckinsey CARE Initiative realizada com 4.900 clientes, o pós-venda de veículos é o principal motivo da recompra e o segundo principal atributo que motiva a compra. Esta mesma pesquisa traz outros dados importantes: 50% do lucro da indústria automotiva vem do pós-venda, enquanto 14,5% resulta da venda de veículos novos.
Comprovadamente, investir nessa etapa do processo de vendas é essencial, e se você ainda precisa de mais um motivo para parar e repensar as suas estratégias, nós temos: esse movimento também evita a perda de clientes e otimiza os investimentos da empresa, já que conquistar um novo consumidor custa 5 vezes mais do que reter um na sua carteira de clientes.
 
E como iniciar um planejamento estratégico para o pós-venda?
 
Agora que você já está convencido de que investir em pós-venda é bom para o seu negócio, trouxemos algumas dicas pontuais de oportunidades que podem ser aproveitadas para incorporar estratégias, confira:
 
Revisões como uma oportunidade
 
Aproveitar uma atividade de rotina dos seus clientes, como a revisão do veículo é uma ótima oportunidade para lembrá-los o quão interessado na jornada deles você está. Não deixe de indicar alguém da sua equipe para conversar, tirar dúvidas e apresentar as novidades.
 
Suporte
 
Parece algo básico, mas em muitas empresas, o suporte é algo que passa batido. Prestar suporte em todas as etapas da venda, inclusive no pós, é essencial e garante a sua empresa uma boa imagem. Que tal depois de algumas semanas da compra, checar se está tudo ok?
 
E-mail
 
O e-mail é uma ferramenta poderosa, e quando se trata de pós-venda, pode ser ainda mais, já que a base de dados já está ali, à sua disposição. Aproveite para abastecer o seu cliente de informações úteis e relevantes, que vão fazer com que a sua empresa esteja sempre na lembrança dele, mas de uma maneira positiva. Dicas que podem facilitar a vida, como “quando devo realizar a troca de óleo do meu carro”, são boas opções.
 
Atendimento
 
É sempre bom lembrar da importância que tem um atendimento preocupado e atencioso, onde o cliente se sinta realmente compreendido e na medida do possível, tenha suas dúvidas respondidas.
 
Experiência
 
Lembre-se do cliente, para que ele lembre de você! Pensar na experiência de compra como um todo, é garantia de um cliente satisfeito. Por isso, além de todo o processo que envolve a venda, você pode também oferecer mimos ou condições especiais durante datas comemorativas como dia do cliente, aniversário e outras que façam sentido para a sua empresa.
 
Com certeza o pós-venda é uma chave para elevar receitas, obter lucro com base na estratégia de fidelização e retenção de clientes, e encantar cada um deles. Esse acompanhamento proporciona um sentimento de que não apenas a compra seja satisfatória, mas sim toda a experiência com o produto ou com o serviço.
 
Temos compromisso com a transparência, acreditamos na comunicação aberta e construção de confiança que dura além de uma transação. Por isso, estamos avançando na experiência de compra de automóveis, buscando e estudando novas ferramentas para melhorar os resultados dos negócios de nossos parceiros.
 
Em breve compartilharemos novidades que te auxiliarão em cada etapa desse processo.
Continue nos acompanhando e saiba mais sobre como podemos lhe ajudar.

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