“Adeus ano velho, feliz Ano Novo”. Um novo ano começa, cheio de novidades, previsões e tendências. E quem está atento às novidades, está a um passo à frente dos seus concorrentes para aproveitar as oportunidades.
O ano de 2022 foi marcado por um crescimento na produção de veículos e uma retração nas vendas. Já em 2023 o setor automotivo projetou otimismo para encerrar o ano com resultados positivos.
O setor automotivo sempre foi considerado um nicho que acompanha os processos de evolução da sociedade. Algumas tendências chegam com muita força para 2024, visando o futuro do cenário automotivo, a mudança de comportamento do consumidor, o surgimento dos veículos elétricos e ações (medidas) para promover ações ambientais. Continue a leitura para conhecer cada uma delas!
- Veículos Elétricos (VEs) em alta!
A procura por carros elétricos no Brasil (e no mundo) é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos e deve se intensificar em 2024.
De acordo com a pesquisa da NeoCharge – empresa especializada em infraestrutura para veículos elétricos sustentáveis – em 2023, houve um aumento de quatro vezes na quantidade de carros elétricos no Brasil comparado ao ano de 2022.
Essa crescente procura deve-se ao fato de que os consumidores estão procurando alternativas mais sustentáveis e opções de mobilidade mais limpas, refletindo a agenda de sustentabilidade mundial.
- Sustentabilidade e responsabilidade ambiental
A responsabilidade ambiental é uma tendência que chegou para ficar. Como falamos acima, os consumidores estão preferindo escolhas cada vez mais sustentáveis, principalmente com o impacto ambiental dos veículos.
Os fabricantes de automóveis estão buscando intensificar práticas de fabricação sustentáveis, com iniciativas que visam reduzir a emissão de carbono, fontes de energias renováveis, sistemas eficientes de reciclagem e gestão de resíduos, carros híbridos e elétricos, tudo com o objetivo de minimizar o impacto ambiental.
- Carros com tecnologia de conectividade
Estamos vivendo a era da “Internet das Coisas”, impulsionada pela Indústria 4.0, que tem como objetivo a integração do mundo físico ao digital, com o desenvolvimento de novas tecnologias que visam a competência, a experiência e a segurança.
A tendência é que os carros passem a estar cada vez mais conectados, principalmente com a chegada do 5G que promete revolucionar a conectividade nos carros, com atualizações em tempo real, integrações com smart home, recursos avançados de segurança, assistentes de voz e sistemas de infoentretenimento alimentados por IA.
- Customização e personalização como preferência dos consumidores
A experiência do cliente estará cada vez mais em ascensão em 2024. Os consumidores estão optando por experiências personalizadas e únicas, principalmente no setor automotivo.
Os fabricantes de automóveis continuarão a se concentrar nas tendências de personalização e customização, com opções de recursos avançados e personalizados de conectividade, opções de design na parte interna, aprimorando a experiência geral de dirigir.
Como estar à frente dos concorrentes em 2024?
Como podemos ver, as tendências de 2024 irão acompanhar a mudança de comportamento do consumidor, que está cada vez mais conectado, tecnológico e preocupado com as questões ambientais.
Para estar à frente dos concorrentes é necessário acompanhar as tendências a fim de garantir que a experiência do seu cliente seja única e personalizada. As soluções da IMPEL são uma tendência do futuro que utiliza tecnologia de ponta para trazer ao seu cliente uma experiência excepcional, por meio da visão 360º, a tag de avarias e o Studio virtual. Ainda é capaz de integrar dados reais para que você possa fazer um remarketing inteligente e assertivo na dor do seu comprador em potencial.
Em 2024, esteja à frente dos seus concorrentes com as soluções da IMPEL! Entre em contato, torne-se também um parceiro e conheça nossas soluções digitais para todas as áreas do seu negócio.