Log In

Impel adquire plataforma de engajamento de clientes automotivos Outsell
em negócio de mais de US$ 100 milhões, expandindo para 8.000 concessionárias, 51 países. |  Saiba Mais

Impel adquire plataforma de engajamento de clientes automotivos Outsell em negócio de mais de US$ 100 milhões, expandindo para 8.000 concessionárias, 51 países. | Saiba Mais

Junho Verde: A sustentabilidade no setor automotivo!

A sustentabilidade tem se tornado uma das principais pautas dentro do setor automotivo nos últimos anos. Embora seja um dos que mais contribuem para a degradação do meio ambiente, também é um setor com um impacto que pode reduzir e otimizar processos para um futuro mais verde na cadeia produtiva.

Neste mês de junho, é promovida a campanha Junho Verde, em que se intensificam as discussões em todos os setores.

No nosso artigo de hoje, vamos explorar como o setor automotivo tem adotado práticas mais sustentáveis e como empresas e lojas automotivas podem se transformar para minimizar seu impacto ambiental.

O que é o Junho Verde?

Junho é conhecido como o “Mês do Meio Ambiente”, e essa ideia ganha ainda mais importância com a campanha Junho Verde. Esta iniciativa visa conscientizar as pessoas sobre a necessidade de práticas mais sustentáveis, em prol da educação e mobilização da sociedade para cuidar, zelar e preservar o meio ambiente.

Com o passar dos anos, a natureza vem sofrendo degradações ambientais significativas, como a perda da fauna e flora, a extinção de animais, o desmatamento, a poluição de mares e rios, além da poluição do ar causada pela emissão de gases poluentes – como o dióxido de carbono (CO2) presente nos combustíveis fósseis, como gasolina e óleo diesel.

O desafio da sustentabilidade no setor automotivo

A indústria automotiva é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa (GEE) devido à operação dos veículos, especialmente daqueles movidos a combustíveis fósseis.

Além disso, a produção de carros consome grandes quantidades de recursos naturais. Felizmente, diversas iniciativas estão em andamento para reduzir o impacto ambiental da indústria automotiva.

Entre elas, podemos citar:

Desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos: A eletrificação da frota automotiva é um dos principais desafios e oportunidades para o setor. Veículos elétricos não emitem gases poluentes durante a operação, o que contribui para a melhora da qualidade do ar nas cidades.

Incentivos à economia circular: A adoção de práticas de economia circular, como reutilização e reciclagem de peças e materiais, é fundamental para minimizar o impacto ambiental da indústria automotiva.

Investimento em fontes de energia renovável: As montadoras estão buscando reduzir a emissão de GEE em suas operações por meio da utilização de energia solar, eólica e outras fontes renováveis. No Brasil, os governos têm implementado o projeto de lei “combustível do futuro”, que visa elevar o percentual da mistura de biodiesel no diesel para 25%. 

Desenvolvimento de materiais mais leves e recicláveis: A busca por materiais mais leves e com maior potencial de reciclagem contribui para a redução do consumo de recursos naturais e da geração de resíduos.

Além disso, as práticas ESG (sigla para “fatores ambientais, sociais e de governança”),  – que são utilizados para avaliar o impacto de uma empresa na governança corporativa, na sociedade e no meio ambiente – estão ganhando cada vez mais importância no setor automotivo.

As empresas que adotam esses princípios demonstram seu compromisso com a sustentabilidade, a responsabilidade social e a governança corporativa.

Como tornar minha empresa mais sustentável?

Além das iniciativas das grandes montadoras, empresas e lojas automotivas de todos os portes também podem contribuir para um futuro mais verde. Separamos algumas medidas que podem ser adotadas por você hoje mesmo e dar um start na sustentabilidade dentro da sua empresa:

Reciclar e reutilizar: Copos plásticos, papéis, vidros entre outros podem ser reciclados.

Implementar práticas de gestão ambiental: Adoção de medidas para reduzir o consumo de água, energia e materiais, além da correta destinação de resíduos.

Redução do consumo de energia: Uso de iluminação LED, sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) eficientes, e a instalação de painéis solares para gerar energia renovável. 

Oferecer serviços de manutenção preventiva: A manutenção regular dos veículos ajuda a reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes.

Incentivar o uso de transporte alternativo: Oferecer descontos ou benefícios para clientes que utilizarem transporte público, bicicleta ou carona.

Promover a educação ambiental: Conscientizar clientes e colaboradores sobre a importância da sustentabilidade e boas práticas ambientais.

Assim como estamos em constante evolução na tecnologia e na experiência, na IMPEL adotamos práticas diárias constantes em todos os nossos processos visando a sustentabilidade.

Aproveite a campanha de Junho Verde para impulsionar essas mudanças e construir um futuro mais sustentável!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Agende uma demo!

Crie uma experiência rica e imersiva para cada cliente.
Solicite uma demonstração hoje e veja a Impel em ação!

Ao preencher e enviar o formulário acima, você receberá informações, dicas e promoções da Impel.