Assim como a evolução acompanha o homem desde o principio, tudo que criamos e produzimos também passa por esse processo. Ao longo dos anos, a indústria passou por diversas revoluções até chegarmos na indústria 4.0 que tem gerado grandes impactos no setor automotivo, contribuindo para diversas melhorias tanto para as indústrias, como também para os compradores.
A indústria automotiva é um dos setores que mais passa por constantes mudanças, mas você entende de fato o que é, quais são os seus impactos e como você pode atribuir a essa evolução dentro da sua empresa? Vamos te explicar tudo que você precisa saber abaixo!
O que é a indústria 4.0?
A Quarta Revolução Industrial, conhecida também como Indústria 4.0, é a nova tendência tecnológica caracterizada pela digitalização da manufatura, transformando e modernizando os sistemas inteligentes impulsionados por dados.
A Indústria 4.0 tem como propósito principal a integração do mundo físico ao mundo digital, buscando por resultados que aumentem a produtividade, a eficiência e a experiência do cliente final.
Os pilares centrais são a rede e a Internet, impulsionada pelos avanços da Inteligência Artificial, Big Data, Robótica, Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem e automação. Com essas ferramentas pode-se analisar dados em tempo real em grande escala, estabelecendo a comunicação entre diferentes sistemas e máquinas, para a tomada de decisão mais assertiva.
Impactos da indústria 4.0 no setor automotivo
O setor automotivo é considerado um dos segmentos que mais adere aos avanços tecnológicos e a Revolução 4.0 vem transformando este setor, trazendo grandes impactos. Alguns dos principais impactos da indústria 4.0 no setor automotivo são: o desenvolvimento de novas tecnologias que visam a competência e segurança. Também pode-se observar por meio da Internet das coisas (IoT) e Sistemas Cyber-físicos, a integração das máquinas e produtos por sistemas digitais otimizados e rastreáveis. Há maior produtividade com a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquinas, gerando decisões mais assertivas.
Outro grande impacto é em relação a grande quantidade de dados dos consumidores, que visam entender o padrão de consumo e desenvolver produtos e serviços, como por exemplo, veículos conectados e inteligentes, com tecnologia embutida, capaz de gerar dados de análise mais aprofundados.
Como implementar as tecnologias da Indústria 4.0 para melhorar as suas vendas de carro?
A Indústria 4.0 também tem como fator principal não apenas a compra do carro, mas aumentar a experiência positiva do cliente para que ele possa comprar novamente, garantindo sua satisfação.
O futuro é baseado em dados, que cada vez mais são importantes para colocar a experiência do cliente no centro das estratégias de negócio. “Mas como você pode implementar isso no seu dia a dia e na sua empresa?”. A Impel pode te ajudar! A nossa plataforma de engajamento digital além de transformar visitas em seu site em compras reais, ainda é capaz de gerar dados que realmente importam.
As ferramentas de dados da Impel, captam dados comportamentais do potencial comprador a partir da navegação em seu showroom no site, possibilitando um remarketing mais assertivo e personalizado.
Com os aplicativos integrados de monitoramento e relatórios da Impel com Google Analytics, você sempre terá visibilidade de desempenho e performance de suas ações. São as informações de que você precisa para entender o que seu cliente busca e gerar mais negócios. Estudos apontaram que com essas ferramentas há um aumento de 30% na taxa de conversão de leads e uma aumento de até 44% dos leads mensais.
Além disso, seu site terá um showroom em visão 360º, totalmente padronizado, transformando páginas estáticas em experiências imersivas, em que o comprador tem total controle para explorar o veículo nos mínimos detalhes.
Sua empresa já está preparada para os avanços tecnológicos da Indústria 4.0? Entre em contato, se torne uma parceira Impel e conheça nossas soluções digitais para todas as áreas do seu negócio.