Após o período pandêmico em razão da Covid-19, o mercado automotivo voltou a crescer exponencialmente e para quem acompanha as movimentações desse mercado, fica claro que as principais transformações se dão pela colaboração direta da tecnologia e surgem para atender as mudanças no comportamento dos consumidores.
Com o fim de 2022 se aproximando, separamos algumas tendências para 2023 que já podem ser antecipadas. Veja abaixo:
Recuperação dos índices de compra e venda de veículos usados
De acordo com o Jornal do Carro do Estadão, o preço do veículo usado disparou durante o auge da pandemia e agora, com a relativa normalização da entrega de peças, as fábricas ampliaram a produção. Com isso, a oferta de veículos novos cresceu e já há reflexos no setor de seminovos e usados, que vem registrando queda nos preços.
Outro ponto que também vai contribuir para a redução de valores é a renovação das frotas de locadoras. Ou seja, os veículos de aluguel que “pereceram” para as empresas, entram em negociação nas lojas de seminovos e usados aumentando a oferta e, por sua vez, diminuindo o preço.
Linhas de crédito para veículos movidos a eletricidade, biocombustíveis etc.
A preocupação com o meio ambiente vem sendo um assunto de prioridade em diversos setores e no mercado automotivo não é diferente. As montadoras estão buscando combustíveis renováveis para criar frotas mais sustentáveis e esses novos veículos são movidos a combustíveis alternativos (como etanol e o biocombustível), até sistemas de propulsão (como carros elétricos ou híbridos).
Neste contexto, o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou uma linha de crédito destinada a caminhões, ônibus, máquinas agrícolas ou outros bens de capital com menor impacto ambiental.
As condições para o programa de financiamento foram detalhadas em evento realizado juntamente com a Anfavea, que foi parceira na elaboração dessas mudanças.
Alta dos investimentos das montadoras no Brasil
Também de acordo com notícias do Automotive Business, algumas montadoras vêm fazendo investimentos expressivos no Brasil.
Contabilizando os aportes anunciados até junho de 2022, as fabricantes de automóveis de passeio e veículos pesados (caminhões e ônibus) vão aplicar quase R$52,6 bilhões até 2025.
Experiência dos usuários
Nos últimos anos houve grande mudança no comportamento do consumidor de carros, que está cada vez mais criterioso em busca por tecnologia e facilidade. E para atender esse novo consumidor, uma das estratégias adotadas diz respeito ao acesso através de diferentes canais online, garantindo a agilidade para uma tomada de decisão mesmo sem ter visto o veículo pessoalmente.
Outro fator que colabora para uma boa experiência é o acompanhamento pós-vendas, que dá chance de manter o cliente fidelizado para uma próxima compra ou investimento.
As tendências do mercado automotivo se renovam a todo momento. Por isso, é tão importante acompanhar as inovações para se planejar e aproveitar as novas oportunidades. Com as soluções Impel Brasil, você se conecta de maneira simples e inteligente a compradores e fornecedores, e amplia oportunidades de novos negócios.
Para saber mais, entre em contato com nossos especialistas.
Gostou? Compartilhe com sua equipe e conte com as soluções da Impel Brasil para impulsionar o crescimento do seu negócio.