Como a IA realmente funciona no cenário automobilístico na hora de oferecer um serviço de qualidade?
Hoje em dia existem várias ferramentas com Inteligência Artificial integrada que estão amplamente disponíveis para uso recreativo ou profissional. E no cenário automobilístico, a IA também está presente para auxiliar nas vendas e interações com clientes.
Mesmo com as vantagens que as ferramentas podem trazer, ainda sim há vendedores preocupados não só com a dificuldade de integrar uma IA em seus sistemas, como também com a possibilidade de comprometer o atendimento com a perda de interações humanas, ou seja, perder um atendente de verdade.
As preocupações são válidas, e permeiam até em outras situações, mas vendedores que conseguem entender o funcionamento das soluções oferecidas por IA além de conseguir implementar bem, estão mais próximos de entregar um serviço de qualidade para com os clientes.
Aqui neste artigo, nós separamos alguns mitos que são pertinentes quando o assunto é IA, para ver que não é o bicho de sete cabeças que tanto falam.
A IA vai substituir o setor de serviços!
Sejamos francos, escutamos falar que as máquinas vão substituir o ser humano no trabalho faz séculos. No caso da IA, ela é feita para facilitar e agilizar as tarefas que seriam redundantes ou repetitivas para uma pessoa, permitindo que a equipe foque em tarefas que realmente necessitem de envolvimento humano.
A IA tem a capacidade de pré-qualificar leads, por exemplo, que era um processo bem manual e tedioso, além de gastar muito tempo, e agora eles podem ser verificados e qualificados de forma rápida e até mesmo simultânea. Na hora de resolver problemas relacionados a inventário, finanças e trocas, a IA consegue distinguir quem realmente está visitando a loja ou interessado no produto.
No caso da IA utilizada em conversas, ela já é alimentada com dados de outras conversas de pessoas na hora de realizar uma venda, conseguindo até marcar reuniões caso necessário. Vendedores então utilizam do histórico das conversas para se preparar, diminuindo a distância entre a experiência off e online do consumidor.
IA só serve para dar respostas automatizadas!
Respostas automáticas em chats já eram usadas em vários serviços online por anos e, isso faz as pessoas pensarem que a IA é apenas uma versão aprimorada disso, quando na verdade vai além.
A utilização de modelos de linguagem (LLM) e Machine Learning faz com que as respostas se distanciam das já roteirizadas, fazendo com que as conversas com os clientes sejam mais envolventes na hora de ter um possível lead. Vendedores que utilizam uma IA alimentada por experiências de consumidores conseguem tirar um bom proveito da ferramenta.
O serviço também é útil após a realização de uma venda, pois um cliente que comprou seu automóvel mostra para a IA como ela pode detectar padrões de possíveis compradores, baseado em outros que já passaram.
As experiências com IA são limitadas e robóticas!
Este ponto deriva das respostas automatizadas já descritas antes neste artigo, assim como também tem relação com ligações ou e-mails automatizados. Apesar de modelos utilizados em IA atualmente serem relativamente robustos, ainda sim há limitações perceptíveis durante a execução, especialmente durante assuntos mais específicos.
Em uma indústria automobilística, a ferramenta de IA tem a intenção de lidar com interações mais específicas se comparado com opções abertas ao público, como perguntas sobre peças do veículo, especificações, tópicos financeiros etc.
A própria plataforma da Impel consegue responder mais de 10 mil prompts, devido a sua seleção própria de modelos de linguagem, assim como ela também aprende com centenas de milhares de interações com clientes. Com essa manutenção constante, a Impel é capaz de dirigir vendedores para resultados mais precisos.
A IA na hora de conversar pode falar coisas inapropriadas para os clientes!
Um dos maiores medos na hora de se utilizar uma IA é a propagação de desinformação. Modelos de linguagem de código aberto tem a desvantagem de “endoidar”, falando às vezes informações errôneas ou contraditórias. Isso acaba afastando gerentes que poderiam utilizar a IA em seus negócios, afinal, se o serviço não se mostra eficiente, ele pode ser responsável por afundar os valores a serem ganhos.
Sendo assim, plataformas de IA verticalizadas que são propriamente robustas e bem projetadas conseguem mitigar tentativas de manipulação do serviço. Testes contínuos são a peça-chave na hora de polir a plataforma para oferecer uma experiência mais acurada e agilizada o possível.
Dá pra implementar IA de forma efetiva sem mudar suas estratégias
A IA atualmente também é conhecida por ser uma solução rápida para automatizar funções repetitivas ou responder rapidamente, saber como utilizar é bastante importante para proporcionar eficiência e produtividade.
Planejar suas estratégias se baseando numa implementação própria da IA vai ser muito mais recompensador. Para isso, é necessário aproveitar duas táticas na hora de planejar:
Primeiro, conseguir apresentar o serviço ao ambiente de trabalho como um todo, para que assim eles também possam se acostumar na hora de utilizar a IA para as suas funções, certificando de que haja produtividade e eficiência, além de fazer os funcionários se adaptarem conforme o tempo. Segundo, integrar o próprio serviço em sistemas para os próprios vendedores, para que ele vá além de uma simples ferramenta para conversas, fazendo com que também sirva para gerenciar um inventário, registrar e organizar seus leads, reunir informações do que o que um representante de vendas tem que saber antes de uma reunião com clientes, entre outros.
As táticas mudam bastante quando a IA está em jogo dentro do contexto de vendas automobilísticas, focando em melhorias contínuas e mudanças na gerência. E a IMPEL oferece soluções não apenas para melhorar seus negócios, como também acostumar seu próprio ambiente com o conceito de IA.
E então?
Pessoas que já utilizavam a IA desde cedo se destacam de vendedores que dependem de chatbots com mensagens roteirizadas na hora de vender seus automóveis. E a ferramenta está cada vez mais disponível para aumentar a produtividade de seus negócios.
A IMPEL pode proporcionar tudo o que precisa para entregar experiências de ponta para a jornada de seu cliente. Agende uma demo e aprenda como a IMPEL pode atualizar seu modelo de negócios de maneira adequada.