Estamos sempre presenciando o quão dinâmico e inovador é o mercado automotivo. E muitas dessas qualidades só acontecem em virtude da tecnologia, que está em constante evolução, e permite melhorias em diversos setores.
O 5G, em linhas gerais, é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, e é o sucessor planejado das redes 4G, que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais.
Sem dúvidas, a implementação da tecnologia 5G irá proporcionar uma grande revolução aos nossos celulares. Mas mais que isso, também vai abrir portas para um novo mundo no setor automotivo. Por ser uma tecnologia 40 vezes mais rápida que a sua antecessora, o 4G, a tecnologia 5G possui uma resposta praticamente imediata aos comandos externos, e por isso promete contribuir muito com a inovação e com a otimização de serviços na indústria automotiva.
Os benefícios são inúmeros: além de permitir que diferentes veículos, como motocicletas, automóveis, caminhões e ônibus se conectem entre si através da rede de alta velocidade, o 5G também trará outras vantagens, como a interação dos meios de transporte com equipamentos vitais para o funcionamento de cidades e rodovias, como o semáforo.
Mas quais são os impactos e benefícios do uso dessa tecnologia?
Como já falamos, os impactos são inúmeros, e refletem desde a logística até o uso diário de veículos. Confira:
Manutenção
Uma grande preocupação de qualquer usuário de veículos é a manutenção. Com a tecnologia 5G, isso será ainda mais facilitado e os reparos eletrônicos tendem a serem resolvidos de maneira mais eficaz e rápida: a tecnologia permite a reprogramação do software a distância no exato momento em que a falha foi detectada.
Carros autônomos: o futuro é logo ali
Com uma grande rede que liga veículos, semáforos, sinalização e todas as infraestruturas de transporte, o futuro se torna mais próximo e os carros autônomos passam a ser uma realidade não tão distante. E para que esse modelo de automóvel se torne tangível, a 5G continua sendo uma grande aliada, já que esse tipo de carro precisa ser equipado com uma série de sensores, câmeras e radares.
Mais eficiência na produção
O 5G traz grandes promessas para a indústria automobilística, e uma delas é na ponta inicial: a produção. Os robôs e máquinas das montadoras trabalham dentro de uma única rede inteligente, e a tecnologia 5G pode fazer com que a velocidade de comunicação seja mais rápida e eficaz, otimizando tempo ao reduzir paradas para ajustes físicos nos equipamentos. Serviços de upload que levariam horas, poderão ser resolvidos em minutos.
Segurança no trânsito
Com conexão de todos os automóveis entre si, o trânsito tende a se tornar mais seguro, isso porque caso aconteça um acidente, por exemplo, os primeiros carros irão transmitir a informação aos sistemas, enquanto esses irão repassar as informações ao motorista e evitar congestionamentos.
Serviços mais ágeis
Com a agilidade da 5G, novos serviços digitais poderão ser adquiridos de forma mais dinâmica, como funcionalidades que eram opcionais de fábrica e que o motorista optou por não levar no momento da compra, como um alerta de manutenção, por exemplo.
Na economia, o impacto do 5G deverá ser percebido de forma gradativa no dia a dia. A população, ao ter acesso à nova tecnologia, poderá se beneficiar das ondas de inovação que devem surgir.
Como vimos, o uso do 5G é promissor para o setor automotivo. E embora sozinho, não traga resultados, ele cria condições para que as coisas aconteçam com mais rapidez, precisão e dinamismo.
A Tríade está sempre em busca de manter você atualizado sobre as tendências do mundo que podem ser aplicadas e influenciarem o setor automotivo. Acesse o nosso site e confira outros artigos que preparamos para você!