Engana-se quem pensa que a venda de um carro começa e termina na loja: de acordo com dados do Google, 95% dos compradores de carro procuram informações sobre os veículos na Internet.
Isso mostra que quando um cliente vai até uma loja, ele já sabe exatamente o que quer e do que precisa.
Você precisa conhecer a jornada pela qual o seu cliente passa antes de realizar uma compra – e montar uma estratégia que leve tudo isso em conta. No meio de tanta concorrência, a experiência irá ajudar no processo de decisão de compra.
Continue a leitura para entender as 4 fases que o seu cliente percorre até fechar negócio.
Fase 1: Aprendizado e Descoberta
Nesta etapa da jornada de compra, o consumidor está no processo de identificar as suas necessidades e quais serão as possíveis soluções.
Ele pode estar pesquisando sobre o modelo de carro, informações diversas sobre vantagens e desvantagens de cada um, e qual será a melhor opção para atender o seu desejo.
É crucial oferecer um conteúdo relevante, de valor e informativo, que possa fazer a diferença tirando todas as dúvidas, a fim de construir uma relação inicial de confiança com o potencial cliente!
Fase 2: Reconhecimento do Problema
Depois da fase de aprendizado, o cliente em potencial passará a ter conhecimento dos problemas que afetam sua rotina. Caso utilize transporte público ou aplicativos de mobilidade, por exemplo, poderá perceber alguns gargalos que podem afetar seu dia a dia, como:
- o tempo gasto no deslocamento diário,
- o desconforto das viagens lotadas de ônibus,
- imprevisibilidade dos horários,
- gastos mensais com os aplicativos,
- tempo de espera.
É aqui que o cliente identifica uma necessidade real que precisa ser resolvida. Ele começa a considerar a compra de um carro como uma solução para esses problemas, e a busca por informações mais específicas se intensifica.
Fase 3: Consideração da solução
Depois de reconhecer que precisa de um carro, o cliente começa a considerar as opções disponíveis e que se adequam ao seu orçamento. Nesta fase, ele avalia as vantagens de comprar um seminovo, ou um carro 0 Km, e até mesmo a opção de carro por assinatura.
O cliente passa do ambiente online para o físico, realizando visitas aos concessionários, comparando modelos e agendando test drives, verificando também quais as melhores marcas e condições de financiamento ou compra.
Essa fase da consideração influencia a tomada de decisão, pois é aí que o cliente irá se aprofundar nas informações mais importantes (como consumo de combustível, durabilidade, performance e custo-benefício).
As soluções que oferecem uma experiência rica e personalizada, com conteúdo informativo de qualidade, terão maior impacto na decisão do cliente.
Fase 4: Decisão de compra
Após todas as pesquisas, comparações e indagações, o cliente chega na fase mais importante: a decisão de compra.
Agora ele já sabe a marca, modelo do carro e as condições de pagamento que atenderão às suas necessidades. É o momento de decidir onde realizar a compra.
A escolha da concessionária é um fator importante, e é influenciada pela confiança que o cliente tem na marca, pela qualidade do atendimento e pelas condições oferecidas (como preço, financiamento e garantias).
Nesta etapa, qualquer detalhe pode ser decisivo para a eventual compra. Por exemplo, a experiência omnicanal, que integra a jornada online com a experiência na loja, é fundamental para garantir que o cliente se sinta seguro em sua escolha e finalize a compra.
Entender a jornada de compra pela internet é essencial para qualquer negócio que queira se destacar no mercado automotivo.
As soluções da IMPEL ajudam a garantir uma experiência omnicanal de alto nível, com personalização, autenticidade e uma riqueza de detalhes que fazem toda a diferença na decisão de compra.
Ao oferecer uma experiência que acompanha o cliente em todas as etapas da sua jornada, desde a descoberta até a decisão final, você estará um passo à frente da concorrência, garantindo não apenas uma venda, mas a fidelização do cliente.
Entre em contato, torne-se também um parceiro e conheça nossas soluções digitais para todas as áreas do seu negócio!