Nos últimos dois anos, quase metade das empresas automotivas aceleraram suas estratégias em diversidade e inclusão. Para a maioria das companhias, o assunto importa porque traz diversidade de pensamento entre os colaboradores, melhora a atração de talentos, eleva o impacto positivo na sociedade e motiva as equipes.
O levantamento, que resultou no estudo Diversidade no Setor Automotivo, realizado pela Automotive Business, mostrou que, de 2019 para 2021, o percentual de empresas em estágio intermediário ou maduro na promoção do tema subiu de 31% para 47%.
Há, no entanto, evoluções distintas entre os diferentes grupos de diversidade. Os eixos de Pessoas com Deficiência (PcD) e gênero são os que mais recebem atenção do setor, sendo que 49% das empresas têm programas estruturados para PcDs e 47% para gênero. Falta o olhar mais cuidadoso para a inclusão de pessoas negras, de diferentes gerações e profissionais LGBTQIA +, para os quais apenas 30% das empresas desenvolvem programas estruturados.
Como implementar a diversidade na minha empresa?
Não existe uma única fórmula para se implementar a cultura da diversidade e da inclusão nas organizações, visto que cada companhia apresenta suas particularidades. Contudo, em setores potencialmente masculinos e conservadores, o desafio é ainda maior. Exemplo disso é que a presença feminina no setor está estacionada em 20% desde 2017, segundo a pesquisa.
A área de recursos humanos como apoiadora do tema não pode ser complacente em relação à estrutura atual das áreas. Um exemplo é não permitir que uma vaga anteriormente ocupada por um representante de minoria seja preenchida por quem não é.
O principal passo é gerar políticas para contemplar as diferenças e não fechar os olhos para essa realidade. Adotar uma postura de distanciamento do tema é uma ação totalmente equivocada porque certamente contribui para situações de discriminação.
O Instituto Ethos considera que “a inclusão faz parte do compromisso ético de promover a diversidade, respeitar a diferença e reduzir as desigualdades sociais”. Além de ético, a prática da diversidade também é parte do papel social das empresas.
Como seu negócio tem evoluído diante desses desafios? Para ficar por dentro do tema, acesse e confira a pesquisa completa.
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