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Impel adquire plataforma de engajamento de clientes automotivos Outsell
em negócio de mais de US$ 100 milhões, expandindo para 8.000 concessionárias, 51 países. |  Saiba Mais

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Dark Dealer e as operações virtuais

A reinvenção do mundo dos negócios é realmente surpreendente: a todo o momento surgem novos modelos de negócio com o intuito de fazer com que empresas e consumidores consigam estar cada vez mais satisfeitos em níveis muito parecidos, ou seja, que sejam benéficos para ambos.
 
Um desses novos modelos dentro do setor automotivo é o Dark Dealer. Você já ouviu falar?
 
O que é Dark Dealer?
 
Partindo do princípio, vamos compreender o que é um negócio “Dark Dealer”. É muito provável que você já tenha tido contato com esse negócio, mas em outro setor: o da gastronomia. As Dark Kitchens ganharam força durante a pandemia e estão cada vez mais populares: tratam-se de restaurantes sem salão, ou seja, focados em delivery. Eles possuem cozinhas e suas estruturas se baseiam apenas nisso. Para consumir produtos desses estabelecimentos, você precisa contar com a tecnologia e com os aplicativos disponíveis para esse tipo de serviço. E para além, você precisa possuir um mindset focado em conforto e facilidade, entendendo que a experiência de “boa gastronomia” pode acontecer também, dentro da sua casa ou de onde você estiver.
 
No setor automotivo, a lógica é muito semelhante: as Darks Dealers são, basicamente, concessionárias sem salão, funcionando de maneira 100% digital. Assim, todos os investimentos e esforços em estruturas físicas, são voltados para o estoque. A publicidade é focada no digital, os vendedores são pessoas especializadas em encantar leads e todos os gastos considerados “desnecessários”, são cortados. É um modelo totalmente enxuto, com uma estrutura bastante diferente das concessionárias tradicionais, mas que mesmo assim, entrega uma experiência de compra sensacional e surpreendente.
 
O surgimento das Dark Dealers não exclui, e nem excluirá a existência das concessionárias tradicionais. O que acontece, é que sendo negócios com estruturas diferentes, cada um contará também, com públicos diferentes. Enquanto a concessionária tradicional possui um público mais velho, que valoriza o aperto de mão, o cafezinho, a visualização do produto ao vivo, e destina um tempo da sua rotina para isso, nas Dark Dealers, o público ideal é totalmente diferente: são pessoas com rotinas agitadas, com senso de imediatismo e que não se importam, e inclusive preferem, resolver toda ou grande parte da vida de onde estiver, através do celular ou computador. Há espaço para ambos modelos no mercado.
 
Os benefícios do Dark Dealer
 
Inegavelmente, o Dark Dealer é um negócio diferente do que estamos habituados, e surge em um momento que buscamos muitas coisas enquanto empresas (reduzir gastos, inovar para encantar); e enquanto clientes (resolver tudo do celular de onde estiver, facilitar processos). E entre vários benefícios existentes nesse modelo, o pequeno empreendedor sai ganhando, e muito!
  • Baixo custo com estruturas: Os custos com esse modelo são bem menores, considerando que não é necessário um espaço físico para receber os clientes;
  • Menos burocracia: Com um negócio majoritariamente digital, as burocracias do espaço físico também tendem a diminuir;
  • Custo de aquisição por cliente menor: Sendo um negócio digital, é possível contar com diversas estratégias de conversão que podem diminuir o custo de aquisição por cliente;
  • Experiência de compra: A experiência de compra pode ser tão encantadora quanto a presencial, com o plus de que a compra se insere na rotina do cliente, e não ao contrário.
 
O Dark Dealer é inegavelmente uma ótima oportunidade para pequenos empreendedores que precisarão gastar valores consideravelmente mais baixos com o digital, do que com uma estrutura física. Ao mesmo tempo, não deixa de ser uma boa oportunidade também para concessionárias já posicionadas no offline testarem novos negócios e atingir outros públicos. Para qualquer uma das opções, investir em Dark Dealer significa investir também em soluções inovadoras. E para isso, você pode sempre contar com o Showroom Virtual 360º da Tríade, que oferece ao consumidor a experiência única de conhecer todos os veículos disponíveis com alguns cliques, de onde estiver. Acesse o nosso site e saiba mais!

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