Com tantas mudanças acontecendo de forma simultânea, o impacto nos preços dos automóveis foi inevitável.
Um estudo da Kelley Blue Book (KBB), empresa de avaliação de veículos e pesquisa automotiva da Califórnia reconhecida tanto pelos consumidores quanto pela indústria, aponta uma média de 10% de aumento no preço dos automóveis de janeiro a dezembro do ano passado.
Quais são os fatores que influenciam para este aumento?
O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, entende que essa mudança tem três principais fatores: desvalorização cambial, aumento do preço e falta de insumos, e a inesperada alta da carga tributária.
Em apenas um ano, por exemplo, o dólar subiu cerca de 22%. Isso é um problema porque esse aumento impacta não só em veículos importados, mas em toda a linha de produção nacional, visto que muitos componentes são dolarizados.
Sobre materiais e insumos mais utilizados, o aço, subiu vertiginosamente, e, só neste ano, teve seu preço acrescido em mais 30%, com previsão para mais aumentos no segundo semestre. Além disso, os semicondutores, que são essenciais para componentes eletrônicos, estão escassos e por isso também sofreram aumento, de até 20%.
Esses já seriam pontos suficientes para justificar o aumento dos preços dos veículos, mas ainda temos mais: o aumento progressivo do ICMS, principalmente em São Paulo, onde estão sendo divulgadas tabelas de preços exclusivas. A alta dos juros, que reduziu o número de financiamentos, também deve ser destacada. E não podemos esquecer da crise sanitária que ainda enfrentamos, e que impactou e muito a indústria, a economia e os hábitos de consumo.
Sem dúvidas, é um momento bastante sensível para a indústria automotiva, e com isso, as empresas precisam buscar novas formas para tornar os produtos mais atrativos e oferecer benefícios aos consumidores.
Com a volta ao presencial, temos também a volta dos eventos e das ações presenciais, que em um momento de crise, podem restabelecer o vínculo com clientes antigos e captar novos. Assim, os Feirões tem sido uma boa solução para movimentar as vendas e oferecer melhores vantagens em dias específicos, não comprometendo os valores durante todo o mês, por exemplo. A pressão pela redução dos preços é nítida, e é essencial buscarmos alternativas nesse sentido.
Outros pontos que já falamos nas nossas redes sociais e que podem ser considerados são a ascensão do público mais jovem, que busca pelo primeiro carro: atingir esse novo público através de soluções digitais e das redes sociais pode ser uma boa estratégia para quem está em busca de aumentar as vendas; e a diversificação de receita, que é basicamente pensar em outras soluções/serviços correlacionados a venda de carros que possam ser oferecidos, como a manutenção e o aluguel de veículos, por exemplo.
Mesmo que o cenário seja desafiador, de uma coisa nós sabemos: iremos passar por essa crise, assim como já passamos por tantas outras. Outra certeza que temos é a do nosso compromisso em contribuir com o seu negócio e oferecer as melhores soluções através da nossa parceria exclusiva no Brasil com a Impel (SpinCar), para que você aumente as suas vendas e alcance uma posição de destaque.